Clique nas imagens para ampliar
Os redutores de giro para escavadeiras desempenham um papel fundamental na operabilidade destes equipamentos pesados. Eles são formados por um conjunto de engrenagens, eixos e rolamentos, formando um dispositivo mecânico que reduz a velocidade ou rotação do acionador. Ao abaixar a velocidade, o torque é aumentado, permitindo a adequação necessária à operação da escavadeira.
O redutor de giro escavadeira
O redutor de giro é crucial para permitir que uma escavadeira hidráulica realize movimentos de até 360 graus. Essa capacidade é uma das principais características que tornam as escavadeiras hidráulicas altamente versáteis. O sistema de giro é acionado por um motor hidráulico, conhecido como motor de giro, que utiliza pressão de óleo para operar.
Esse motor é constituído por diversas peças hidráulicas, incluindo:
- Conjunto de pistões
- Tambor
- Placas
- Engrenagens
- Eixo
Essas peças, por meio da pressão aplicada pelo óleo, geram o movimento do conjunto de engrenagens do redutor. Isso, por sua vez, movimenta o pinhão de giro que interage diretamente com a coroa de giro fixada no chassi inferior da máquina.
Diferentes tipos de redutores
Existem diversos tipos de redutores utilizados em máquinas pesadas. Os mais comuns incluem os redutores de engrenagens, que podem variar entre:
- Engrenagens de dentes retos
- Engrenagens de dentes helicoidais
As engrenagens de dentes helicoidais são especialmente populares porque oferecem uma operação mais silenciosa e reduzem a vibração, sendo utilizadas em diferenciais de carregadeiras, por exemplo. Além disso, há redutores de coroas e eixos sem fim, como os que equipam moto niveladoras. Outros tipos de redutores incluem:
- Redutores de roda
- Redutores de tração
- Redutores do giro circular das moto niveladoras
Manutenção do redutor de giro escavadeira
Devido à operabilidade constante dos redutores de giro, eles estão sujeitos a desgaste. Os componentes que mais sofrem com isso incluem:
- Coroa de giro
- Pinhão de giro
- Conjunto de engrenagens
- Pecas internas do motor de giro
Particularmente, os pistões, placas, tambor e discos são críticos e demandam atenção na manutenção. Diagnósticos regulares e reparos oportunos são essenciais para garantir a longevidade e a eficiência do equipamento.
Para mais informações ou para solicitar um orçamento, clique no botão abaixo e entre em contato! Se você gostou deste conteúdo, não esqueça de compartilhar!
Entre em contato agora mesmo!
Clique no botão e entre em contato para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento
Entre em contatoGostou? compartilhe!